domingo, 9 de agosto de 2015

Ser pai é uma obrigação?

Hoje muito tem se falado que é errado perguntar: O pai ajuda? Por que pai não tem que ajudar tem que ter obrigação.
Eu entendo o que querem dizer mas a palavra Obrigação me incomoda.
Eu tenho obrigação de pagar minhas prestações.
Eu tenho obrigação de chegar no horário que meu patrão manda.
Quando eu penso em obrigações eu penso em coisas chatas. Coisas que ou eu faço ou sofro as consequencias que podem ser desde multa até cadeia.
Então quando me dizem que o cara tem obrigação de trocar fralda, de dar banho, etcs, eu juro que vem a cabeça um cara fazendo isso de cara emburrada ou triste, ou ok menos pior e mais realista talvez: sem a menor vontade, sem o menor carinho.

Talvez por eu ver a maternidade como algo leve e desencanado e não me cobre perfeição eu não cobro perfeição do pai.

Eu cobro do Bruno e faço por onde para ele ser um cara educado e gentil. O resto a gente vai levando.

Foi o Eduardo quem deu o primeiro banho. Sempre trocou fraldas sem reclamar.
Só a massagem do Eduardo acalmava o Bruno quando ele estava meio agitado.
O Bruno prefere a comida do pai. O Eduardo é o porto seguro do Bruno.

Eu nunca vi/vejo os feitos do Eduardo como obrigação. Eu encaro que é como ele encara a paternidade. Como ele encara.
Assim como eu encaro maternidade da minha maneira:
Aqui não teve cama compartilhada.
Na minha salada de frutas tem leite condensado.
Tem domingo que o almoço é macarrão com salsicha e Coca Cola.
Já deixei a louça da janta para lavar no café da manhã.
Depois de manchar de tinta uma das camisetas do uniforme (na própria escola) eu não a dispensei. Ele ainda usou ela por um bom tempo.
O Bruno joga videogame desde que conseguiu segurar um controle.

Tá tá tá eu sou horrível.
Mas meu filho é uma criança alegre, cheia de amigos, tira ótimas notas e todos elogiam a educação dele. Então para mim tá tudo bem e vamo que vamo.

Ou seja, se eu fujo das "obrigações" maternas: só alimentos orgânicos, nada de açucar, nada de jogos eletrônicos, ... Por que eu obrigaria meu marido a fazer certas coisas?

Eu acho o Eduardo um ótimo pai. Eu não arrependo de ter escolhido ele para ser meu parceiro nessa jornada que é formar um ser humano. Agora uma jornada dupla.

Talvez a palavra ajuda não seja a melhor escola mas com certeza para mim obrigação também não é.


Nenhum comentário:

Postar um comentário