sexta-feira, 17 de abril de 2015

Eu sou do contra.

Essa semana surgiram duas matérias que as mães se acabaram de comentar.
Uma foi da mãe que levou o filho doente para trabalho. Ela é jornalista e levou o filho para uma externa. No colo e tudo o mais. A mulherada vibrou e achou lindo.
A outra foi do pai que fez um video com os melhores momentos dele cuidando do filho de um pouco mais de um ano e meio. A mulherada odiou. Porque o cara não fez mais do que a obrigação.

Bom... Eu sou do contra nos dois casos. Explico:
- Como assim seu filho está doente você pega ele no colo e leva para uma tomada externa??? EU ACHO (veja bem minha opinião nada de verdade absoluta) que criança doente precisa de cama aconchego e muito cafune. Se ela tivesse em um escritório e fechasse uma salinha para os dois ai sim eu ia achar lindo e a defenderia de olhares tortos de quem passasse e visse a cena. Mas nesse caso, desculpa companheiras não achei bonito não. Achei triste.

- Eu acho que temos sim que dar parabéns para o cara que é responsável com o filho. Porra, ele não aprendeu isso com o pai dele e muuuito menos com o avó. Os colegas devem fazer piadas. Talvez existem piadas até mesmo dentro da família. Porque a nossa sociedade está recebendo agora esses pais participativos. é obrigação? É! É lindo? Demais!

A mesma mulherada que criticou o tal video - e gente, teve comentário de "bela merda", " eu não falo obrigado para o boy não" e tantos outros maus educados. - super se emociona com relatos de partos naturais, humanizados e etc. Mas uéééé´... Não se pari assim desse os tempos das cavernas? Não temos relatos de avós, mães, tias que tiveram seus partos em casa ou pelo menos vaginais? Porque tanta emoção, comoção e exaltação. É apenas a natureza seguindo seu fluxo...
Ahh sim, elas lutam contra o sistema que chegou algumas décadas e que diz que elas não são capazes, que não conhecem o próprio corpo.
Para esses pais, é a mesma coisa. Com a diferença é que é tudo inédito. Eles estão aprendendo a se envolver. Eles são melhores maridos e melhores pais e estão aprendendo por eles mesmos.
Sim por eles mesmos sem a nossa ajuda. Porque para nós super mulheres trabalhamos, lavamos, passamos, cozinhamos e temos a unha feita e a depilação em dia com um sorriso no rosto e ninguém diz "que boa você é". Então querido, faz ai faz direito, senão você é um incompetente. Detalhe que brincamos de casinha desde que apredemos a sentar. Enquanto eles aprendiam a dominar a bola.

Isso foi outra coisa que irritou nos cometários. Eu me senti um lixo, Sim. Mais de 400 comentários de mulheres que disseram "trabalhamos, lavamos, passamos, cozinhamos e temos a unha feita e a depilação em dia" Oi? Oi?
Desde janeiro eu me dedico apenas ao lar e nem lembro quando foi a última vez que eu fiz a unha!
Tem dias que só tenho o pique para cozinhar arroz, feijão, bife e salada.
Eu esqueci de responder um bilhete na agenda do meu filho.
Tem dias que eu simplesmente queria abrir abrir uma garrafa de vinho e me acabar nela. Mas como estou grávida me afundo em séries no Netflix.
E eu amo ficar em casa. Adoro mesmo. Mas tem dias que não dou conta.
E ok. Meu marido e meus filhos vão sobreviver.

E por isso não exalto só os pais não. Sempre que eu vejo uma mãe dedicada eu aplaudo e falo um dia vou ser assim. Eu tenho uma prima que é a própria Bree do Desperate Housewives. E ela me mata de orgulho.  E de inveja.

Para encerrar, voltando ao caso da jornalista: o que está errado é não podermos ficar em casa quando nossos filhos estão doentes.  Ou termos uma rede de proteção. Tem um ditado (acho que africano) que diz: é preciso uma aldeia inteira para educar uma criança. Concordo. Precisamos da nossa comunidade.
Eu tive muita ajuda com o Bruno. Sogra e uma tia dispostas a ajudar a qualquer momento. E para melhorar a minha antiga empresa tinha uma politica bacana. Agora estou no interior longe de todo mundo que eu conheço. E se eu não arrumar emprego em uma empresa flexivel vai ser complicado.
Em uma situação de desespero talvez eu tivesse a mesma atitude que hoje eu condeno.
Espero que não aconteça. Pelo bem dos meus filhos.












Um comentário:

  1. Afff...Caí aqui por acaso e passei meus bons minutos lendo mediocridades.
    Vamos estudar e praticar a empatia?

    ResponderExcluir