sábado, 2 de agosto de 2014

Os valores que eu quero ensinar

"Valores são o conjunto de características que determinam a forma como a pessoa ou organização se comportam e interagem com outros indivíduos e com o meio ambiente."

Precisei recentemente fazer uma atividades sobre valores na minha empresa.
Minha gerente pediu uma lista com nossos 3 principais valores e como aquilo se aplica no dia a dia.
Onde eu mostro o valor e quando eu sinto que ele é desrespeitado.
Foi muito bacana!

Eu escolhi: Família, Independência e Segurança.

Fizemos os exercícios, conversamos a respeito e ok. Mas esse assunto continuou na minha cabeça.

Esses três valores são muito importante para mim mas são conflituosos entre si.
Família e independência? Oi? Família tem tudo a ver com o coletivo, pensar no outro, como ser independente é valor que não abro mão? Como ser independente nesse ambiente tão coletivo?
Segurança também, não combina com família e independência. Tudo bem que família é uma forma de segurança (ainda estamos nos anos 50?) mas quando levamos para esfera de filhos não dá. Por que quando eu digo segurança é eu ter a certeza que estou fazendo a escolha certa e se eu não tiver tenho um refugio ou plano B. E com filhos nunca sabemos se as nossas escolhas são as melhoras. Só daqui a 20 anos vou saber se eu fiz as melhores escolhas para o Bruno.

Complicado ser eu.

E com tudo isso, tenho pensado: Quais os valores que eu quero que o meu filho tenha?
Não sei. Quero que ele seja um ser humano melhor do que eu.
Seja mais família do que eu sou, seja mais independente do que eu... Que tenha valores dele.

Colocar uma pessoa no mundo e ter a responsabilidade de educa-lo é difícil. É lindo e eu amo mas é muita responsabilidade.

Com os meus valores procuro ensinar ao Bruno que família é importante, que nós três sempre temos que vir em primeiro lugar, mas que ele não pode deixar de ser ele mesmo e cada um tem um espaço no nosso trio. E se algo acontecer ele tem os pais para dar bronca e colo.

Ainda não sei quais serão os três valores mais importantes para o Bruno, espero que sejam bons.






Nenhum comentário:

Postar um comentário