segunda-feira, 12 de novembro de 2012

O nome mais bonito.

Eu amo o meu nome. Acho lindo Maria Carolina. Ninguém, absolutamente ninguém me chama de Maria Carolina. Nem a minha mãe. A maioria me chama de Carol, nem precisa ser intimo em 2 min de conversa a pessoa fala: então Carol... Tipo oi te conheço? Mas tudo bem até não ligo. A minha família, inclusive meu marido me chama de Maria. Eu gosto. Para mim é a real intimidade, meu verdadeiro apelido carinhoso sabe? Carol, comum todo mundo diz, pode dizer, agora Maria é para os intimos sabe? Quer dizer era... Até que entrou o Eduardo na história. Achei super fofo ele me chamar de Maria como os meus primos, o problema é que ele passou a me chamar de Maria para TODO mundo. Odeio ligar no serviço dele e ter que me apresentar como Maria por que se eu falar Carolina ninguém vai saber quem sou eu!

Quando engravidei começamos a conversar sobre nomes. Fiz uma lista imensa. Eduardo não gostou de nenhum. Um dia passando na rua vimos uma daquelas faixas bregas de amor na rua: Bruno eu te amo. E eu falei : e Bruno? Ele topou. Só que eu não gosto de Bruno. De verdade verdadeira eu queria Mauricio ou Ricardo. Até Antonio eu queria mais do que Bruno. Só que foi o único nome que o Eduardo topou. Na verdade o nome do Bruno era para ser Eduardo, mas todo mundo implicou e desistimos.

Quando pensamos em menina chegamos a um acordo, que deixou ambos igualmente felizes: Mariana. Até que surgiu um problema: minha chefe teve um filha e deu o nome de Mariana. E agora acho o maior mico dar o nome da minha filha igual da chefe. Soa puxa-saquismo não?

Nome é uma coisa muito importante. Faz parte de quem somos e parece que molda um pouco a nossa personalidade. Exemplo: Toda Ferrnanda ou Juliana é doida. Toda Patricia é bonita. Toda Maria é faladeira.Toda criança com nome de apostolo é capeta.

Escolher nome de um filho é algo muito especial. A psicologia diz que o significado daquele nome é o que queremos para o nosso filho. A história da escokha do meu nome é bonita. Meu nome seria Maria Fernanda. Maria em homenagem a minha avó e Fernanda por que minha tia cahava bonito. Antes de ir registrarmeu tio pediu a minha mãe para trocar Fernanda por Carolina porque Carolina era nome de princesa. Ela aceitou, achou que seria uma homenagem a princesa Caroline de Mônaco.
Quando contei essa história na terapia, a psicologa disse que Maria era o desejo de me fazer pertencer a minha família e que Carolina era o desejo que eu reinasse. Reinasse na minha família. Bonito né?

Bruno significa moreno. Escolhi esse nome para agradar meu marido. Significa que o que eu mais quero do Bruno é que ele nos agrade? Triste ...

Adoro significados de nomes. Qual é o seu?

6 comentários:

  1. Meu nome é Thatiana. A terceira filha, e depois de duas meninas, meu pai certamente estava ansioso por um menininho... Mas quem chegou foi mais uma menininha. Bom, acho que não tinham mais nomes de meninas, e minha mãe quando escolhia um nome, sempre pensava em um que servisse tanto para o feminino quanto masculino (minhas irmãs se chamam Paula e Fernanda). Mas na minha vez acho que nem contaram com a possibilidade de ser menina, e de última hora, resolveram homenagear uma amiga da minha Vó, a escritora Tatiana Belink. Eu amo meu nome, com relação ao significado, sei que é de origem russa, e alguns lugares dão como significado "do papai". Certamente minha mãe quis agradar meu pai, fazendo assim uma homenagem a ele também, pois o nome dele é Tharsis então ficou Thatiana com TH. Já o nome da minha filha Renata foi escolha minha, tínhamos combinado, se for menino, ele escolhe, se fosse menina eu escolheria. Bom, Renata é um nome que sempre gostei, desde criança minhas bonecas bebês chamavam Renata, e o significado é realmente o que eu espero para a vida dela: renascida! Espero que no tempo certo, com o entendimento da Palavra, ela renasça em Cristo. E penso como vc, nome é algo muito especial, que levamos para toda vida. Ah, outra coisa, não gosto de "nomes da moda", sabe quando todos os bebês que nascem tem o mesmo nome? Isso é outra coisa que me agrada muito no nome da minha filha, para vc ter uma idéia de como não é comum uma criança com esse nome, ela é a única da escola que se chama Renata (e olha que a escola vai até o colegial!).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho lindo o nome Renata, foi uma ótima escolha. Mas como assim a Tatiana Belink é amiga da sua avó? Eu amo o que essa mulher escreve, foi uma homenagem maravilhosa!!!

      Obrigada pelo comentário!

      Bjs

      Excluir
    2. Elas eram amigas sim! Minha avó faleceu ano passado (nossa, já vai fazer um ano!), aos 90 anos de idade. E mesmo com a distância (minha Vó se mudou para o Canada há uns 35 anos atrás) elas ainda se correspondiam por carta...

      Excluir
  2. Minha esposa está grávida, do segundo filho. O primeiro chama-se Luis Guilherme (Guerreiro glorioso, vencedor, Lutador, protetor) - Lutador que vence que protege. E estamos esperando o próximo, queremos uma menina, que se chamará Maria Fernanda (achamos um nome lindo, forte e com um significado imponente, Rainha, soberana, que segue com coragem, batalhadora). Se for outro menino, se chamará Marco Antônio (Protegido, aquele que tem força interior e fé inabalável). Achamos nomes bonitos e fortes, e com significados extremamente relevante. O que acham?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei os nomes, fácil de escrever e falar.
      Aprovados kkkk
      Bjs

      Excluir
  3. Olá, meu nome também é Maria Carolina! Mais eu particularmente não gosto muito, mais acho que é por todo mundo me chamar de Carol, então não acostumei! Beijos

    ResponderExcluir