sábado, 11 de fevereiro de 2012

O começo de tudo. Parte 2

 Ou, o porque escolhi fazer uma cesárea

Eu tinha uma obstetra mas não sentia firmeza nela sabe? Então uma amiga do Eduardo me indicou o Dr. João. Nós casamos no cívil justamente para eu entrar no convênio dele, que era bem melhor que eu tinha. Logo de cara gostei dele. Ele me perguntou se eu queria parto normal ou cesárea. Falei que eu queria normal.

Duas primas minhas tiveram filhos na mesma época, apenas um dia de diferença.Uma fez cesárea a outra normal. Gente... era tão gritante a diferença de recuperação. A do parto normal estava ótima após um mês. No mesmo período a da cesárea andava toda torta.

Como eu estava desempregada, não tinha como comprar livros ou revistas para grávidas.  A internet era minha salvação.Nessa época não descobri nenhum blog. Eu lia o site das revistas crescer e pais e filhos e um site chamado guia do bebê. Eu me achava super preparada para o parto normal.

O Dr. João me perguntou logo na primeira consulta o que eu queria. Eu disse que queria um parto
normal. Ele disse tudo bem, aqui a grávida decide. Se ela quer normal eu faço se quer cesárea eu faço.

O parto estava previsto para 5 de fevereiro. Desde a primeira semana de janeiro eu apresentei 2cm de dilatação que não evoluiram até o dia 27 de janeiro. Dia 28 de janeiro eu acordei com um pouco de sangramento e dor e resolvi ir para o hospital. O hospital que nós escolhemos foi o São Luis. Quando cheguei lá, fui super bem atendida e ao me examinar a médica disse que estava tudo bem com o bebê, que eu tinha 2cm de dilatação e que o sangramento era porque a minha placenta tinha deslocado. A médica disse ia ligar para o meu médico.

Ele pelo telefone pediu para me internar. Depois de um tempinho, ele chegou. Eu estava bem tranquila, não estava com medo. Até liberei o Eduardo para almoçar. Só eu, ele e mãe dele estavamos no hospital. O restante da família eu disse que só viesse depois que nascesse pois eu nem sabia que horas ia nascer.

Nisso, as horas foram passando, eu já estava com contrações mas nada de dilatação. Ele disse vamos esperar e ver se sai o parto hoje. Colocaram uma aparelho na minha barriga que mede os batimentos cardíacos do feto e esperamos. Depois de quatro horas e muita dor ele me disse que o exame apontava sofrimento fetal e que ele aconselhava uma cesárea, mas se eu quisesse esperar ele estava nessa comigo, não ia forçar, que se eu quisesse ele ficava lá o dia todo.

Eu já estava a quatro horas sentindodor, sangrando, enfim, de saco cheio, falei: tá bom pode me operar. Ele saiu para preparar a sala e a equipe. Eu entrei em pânico. Eu nunca quebrei um braço, nunca fiquei internada, e agora querem abrir minha barriga??? Ei li tudo sobre o parto, estava preparada para a dor, queria uma coisa bem natural, não li nada sobre cesáreas. E agora? Ai eu chorei.

O Eduardo já tinha decido a muito tempo que não ia partipar do parto. Quando me viu chorando perguntou se eu queria que ele entrasse. Falei que não. Sabia que ele não queria, que ele não estava preparado para um normal o que dirar ver uma cesárea. E lá fui eu para a sala de cirurgia.

Amanhã eu continuo.




3 comentários:

  1. oi comecei a ler as primeiras partes do relato, ia deixar para comentar no fim, mas fiquei com medo de sair do contexto...

    não entendi uma coisa: o bebê apresentava sofrimento e se você quisesse MESMO o normal o médico esperaria... achei isso estranho!

    beijoca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Mari, eu mesma até hoje não entendi. Quando conto isso para mães defensoras de parto normal, elas dizem que o bebê pode mesmo apresentar isso no exame, mas não é grave, faz parte do processo e médicos defensores do parto normal não dão muita atenção. Já as defensoras da cesárea dizem que é por causa dessa espera que bebês nascem com problemas neurologicos. Uma amiga fisioterapeuta, disse que a maioria de casos de crianças que ela atende com lesão neurologica é por conta de sofrimento fetal, que em vez da cesárea, cismam em esperar a hora do bebê nascer. Honestamente,até hoje não sei. Como falei, foi tudo na base do susto, eu não sabia naaada. Eu simplesmente achava que ia sentir muuuita dor e uma hora ia nascer. Eu me preparei para dor, não para os procedimentos. Vergonhoso isso né? Assunto parto normal x cesárea ainda estou em dúvida.

      Excluir