quinta-feira, 28 de maio de 2015

Gestante com baixo peso

Eu sou uma das poucas gestantes que sofre com baixo peso.
Ma gestação do Bruno eu estava 10kg abaixo do que seria o meu peso normal. Consegui engordar 15kg ao longo da gestação. Amamentei até os 7 meses quando o meu leite secou. E acho que teve relação com meu baixo peso. Com certeza perdi tudo o que ganhei em menos de 4 meses.
Ah o Bruno foi um bebê bem pequeno. Nasceu com 48cm e 2.800. Ele amamentou bem então logo entrou na parte saudavel da curva de crescimento.

Eu sempre tive problema para ganhar peso. Sempre fui muito magrinha e baixinha. Todas as receitas para criança engordar eu tomei. Eu só não fiz tratamento hormonal porque minha mãe ficou com dó quando o médico disse que eram dolorosas as injeções. Nunca vou perdoa-la por isso. E como eu me alimento bem (aliás amo comer porcarias) nunca considerei um problema ser magra mas minha altura é algo que me incomoda até hoje (tenho 1,55).

Quando esgravidei da Mariana, o meu peso estava quase normal. Mas eu tive muito enjoo e diarreia o que me fez perder 5kg em 4 meses.
Agora, conseguindo me alimentar, estou me forçando a comer de 3 em 3 horas e 2x por dia tomo um suplemento chamado Ensure.

Na gravidez do Bruno eu tinha um diário que eu apresentava para a Nutricionista a cada 15 dias.
Desta vez o acompanhamento com a nutri não está tão intenso, apenas estou seguindo as orientações que são iguais a da época do Bruno.
O diário continua, é uma boa forma de eu controlar o que estou comendo. Colocar no papel dá um dimensão do que se está fazendo e do que poderia melhorar.

Passei em 2 obstetras. Nenhum deles se importou com o meu peso, perguntaram como foi a gravidez anterior e muito menos como foi a amamentação anterior. Achei estranho. Na última consulta descobri que engordei 3kg em 2 meses. Para mim isso é ótimo uma vitória, embora minha meta seja 2kg por mês. A médica falou para eu controlar a boca. Eu ri.

É preciso reserva para conseguir amamentar. Não se deve sair por aí comendo por dois, nem mesmo quem como eu faz parte desse grupo pequeno. Mas devemos nos alimentar bem e ter uma boa reserva para a amamentação.

Se você é uma gestante que está com peso inadequado (abaixo ou acima do ideal) procure uma nutricionista.  Eu não teria conseguido na época do Bruno e não estaria conseguindo agora sem a ajuda dessa profissional ;)




Nenhum comentário:

Postar um comentário