quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Porque eu ainda acredito na escola.

Ontem foi um dia especial, dia dos professores. Dia de mensagem bonitas
no facebook. Dia de mandar presente para as professoras.
Mas há muito tempo tem um grupo, que cresce cada vez mais, que é a favor
de uma desescolarização ou algo do tipo.
Acham que a escola é um modelo falido, opressor, que o melhor é estudar em casa.
Eu não acredito nisso.

Por mais que você leve seu filho no parquinho, na pracinha e pague excelentes aulas
particulares, acho que aquele momento no pátio do colégio é mágico.
Por melhor que seja a aula particular, e que seu filho seja super esperto e leia muito,
aquele momento de leitura em turma, onde várias pessoas trocam ideias e porque não,
idiotices! Mas é uma troca, que nos faz crescer.

Meu filho estuda em uma escola pequena, que segue a apostila objetivo.
Jurei na época da faculdade que nuuunca filho meu estudaria em apostilado.
Mas ele adora e aprende super bem.
Aprendi com meu filho que escola não é só um sistema de ensino:
apostilado, tradicional, waldorf...
Adoro quando vou busca-lo acompanhar um pouco de como ele é lá:
uma criança cercada de amigos, um ambiente limpo, professores carinhosos
e atentos. O que posso querer mais?

Bom talvez muito mais. Acho que não existe escola perfeita, dos sonhos.
Acho que nem os donos da escola são 100% satisfeito.
Mas atende as necessidades  do meu filho.

Assim como mudei minha opinião sobre o sistema apostilado posso mudar
sobre essa ideia de ensinar em casa.  Hoje eu não acredito.

Eu ainda acredito na escola.



Nenhum comentário:

Postar um comentário