sexta-feira, 8 de março de 2013

Maternidade e Carreira

Na reunião da escola, ouvi da mãe de uma amiga super querida do Bruno uma coisa interessante.
A filha dela sofre demais com a separação delas e reclama muito de ficar o dia todo na escola para a mãe poder ir trabalhar. E a mãe precisava do apoio da professora nesse conflito. E fez o seguinte pedido: Não dia a ela que eu preciso trabalhar, que eu deixo ela na escola o dia todo por dinheiro, afinal eu trabalho para me realizar pessoalmente. Achei a abordagem interessante e muito bonita.
Outra mãe levantou a questão de: poxa estudei tanto para me formar e fazer algo que eu amo como deixar isso de lado por conta de ter filhos? Como se troca um sonho pelo outro? Ou melhor como se concilia? Não falei que a renião tinha sido ótima?

Quando engravidei, não estava trabalhando e optei por tomar conta do Bruno até sentir segurança de deixa-lo em uma escola. E ele entrou na escola com quase dois anos. Sem problemas, sem traumas, sem precisar de uma grande adaptação. Sofremos muito pouco.

Hoje eu trabalho. Perto de casa, perto da escola dele. Já pensei em mudar de emprego várias vezes mas essa facilidade me prende muito. Podia estar ganhando mais, tendo mais reconhecimento, mas hoje está tão comodo... E ai o que eu faço? Eu não sei...

Minha carreira estagnou muito com essa pausa que eu dei, mas não me arrependo, nem por um segundo.

Meu coração doi por não estar sempre presente com o Bruno. Ele passou uma fase bem ruim ano passado, no mês de agosto. Chorou por 3 semanas seguidas que não queria ir para escola, pelo menos não pelo dia todo. Disse que ficava cansado, que sentia minha falta. Ele chorava e eu chorava. Quase pedi as contas. E no fim passou.

As vezes ele toca no assunto. As vezes eu penso no assunto.

Eu penso em ter um segundo filho e não sei como fazer.

Para mim, a conta maternidade + carreira não bate. Ainda não achei a fórmula.

Hoje, no dia internacional da mulher, desejo a todas nós mães, um dia maravilhoso, pois pode não ser fácil ter filhos e carreiras, mas foi uma bela conquista, o direito a esse dilema.

Esse texto faz parte da blogagem coletiva das Mamatracas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário