quarta-feira, 20 de abril de 2011

Na reunião da escola

Ontem tive um reunião com a professora e com a coordenadora pedagógica do Bruno.

A professora está com sérias dificuldades para lidar com ele. Disse que ele é super inteligente mas que o comportamento dele é terrível. Foge da sala de aula e vai para outras. Não aceita ficar de castigo. Só faz o que quer. Então foi me sugerido ir a um psicólogo para saber lidar com ele. Pois segundo a coordenadora crianças muito inteligentes como o Bruno tendem a ser assim: impulsivas, difíceis de lidar, desafiadoras. Ele fica todo dia de castigo.

Ele sempre conta que fica de castigo. Na agenda nunca vem nada. Há alguns meses  EU marquei reunião com a professora, ela confirmou, disse que ele era "danado" mas não precisava de nenhuma atitude mais drástica da minha parte. Pedi então que me relatasse todo dia via agenda o que ele aprontasse. Ela disse que tudo bem.Nunca veio escrito nada. Problema resolvido? O Bruno continuava relatando suas peripécias. É injusto eu estar me sentindo traída pela professora? Eu perguntei a ela o porque de não ter escrito como pedi. Ela disse que ele apronta tanto, que um dia dele encheria a agenda.

Realmente é injusto eu me sentir traída. Ele me contava todo dia o que fazia. E eu conversava. Respirava fundo e dizia que era errado não obedecer a professora, se meter na lição do amigo, conversar quando não pode, fugir da sala para brincar com as crianças mais velhas, gritar porque não foi atendido, etc. Juro que coloquei tudo em prática tudo que aprendi na faculdade de pedagogia. Ainda assim estou errando.

Chorei muito voltando para casa. No fundo do poço. Meu filho tão lindo, tão inteligente, não está sabendo lidar com as frustrações da vida. Não sabe ouvir não, não sabe esperar, não sabe que ele não é melhor que os outros, que a inteligência dele não é tudo: é só uma parte.

Quando ele me perguntou por que eu estava triste, disse que era por que queria que ele fosse feliz. Então ele me disse: Mas mamãe eu sou feliz, olha o meu sorriso ( e abriu um sorriso lindo!). Ai que eu chorava!

Prometi a elas que iria resolver isso. Colocar para fazer artes marciais, natação, terapia, ...

Eu estou me sentindo perdida. Uma mãe de merda.

7 comentários:

  1. Pára Carol... pelo pouco que leio sobre você é uma mãe nota 1000! Eu não entendo nadica de nada sobre o assunto (ainda), mas sabe de uma coisa... eu (na minha época) era tão inteligente que não conseguia parar na sala de aula para ouvir o blá-bla-bla dos professores. Sinceramente, acho que alguns profissionais não estão capacitados para lidar com crianças "acima da média". O mundo está muito mediano, mas, esteja certa de que o seu pequeno vai longe. (eu ficaria com raiva da professora). Então, mudando de assunto, sugeri uma blogagem coletiva no meu blog (mommygood.wordpress.com). Topa participar? Um abraço! Thalita

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  2. Carolina, pelas fotos, vi que o Bruno é um menino pequeno. Acalme-se. O problema que vc descreve não é dele. Nem seu. É da escola. É absolutamente normal e até desejável que as crianças participem do trabalho uma das outras (vc viu meu texto de hoje sobre informação cooperada?). Há escolas que, inclusive, colocam crianças em diferentes níveis de aprendizado para uma ajudar a outra. Se ele tem escapado da sala é porque lá fora está mais interessante que dentro. Logo, quem precisa melhorar é a professora. Se ele é mais inteligente que os demais, isso jamais poderia ser um problema. Este argumento mostra que a escola quer nivelá-lo por baixo. Boas escolas, montam o programa para atender crianças em vários níveis de desenvolvimento. Uma criança desinteressada ou desestimulada é indício de aulas mal preparadas e tempo ocioso. Castigo então, nem pensar. Isso é uma forma primária de se lidar com o comportamento indesejado. Se filho não precisa ser moldado. Ele é criança, é esperto, é vivo. Precisa de estímulo, de desafios, de curiosidades. Na minha opinião, questione o que estão lhe dizendo. Questione a escola. E, em paralelo, visite outras instituições de ensino mais adequadas a este perfil dele que vc descreve. Ele parece um menino alegre, que gosta de atividades, de explorar, de se movimentar, de questionar. Isso é motivo de orgulho. Erga a cabeça e siga sua intuição. Procure o psicólogo se achar que deve, mas duvido que o problema esteja no Bruno. E conte com a gente sempre que precisar. Um beijão! Em vc e no pimpolho.

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  3. Oi Carol,

    Vi seu comentário lá no ombudsmãe e vim aqui dar uma olhada.

    Olha, já fui professora e te digo o seguinte: escola dá conta de alunos medianos e obedientes e ponto.

    Veja o discurso da coordenadora, que resumidamente diz: criança que é muito inteligente fica de castigo o dia todo mesmo.

    E ainda pede prá vc prourar um psicólogo. Prá que? Prá emburrecer o menino? Só se for! E como se isso fosse possível!

    Quantos anos tem seu filho?

    Olha este mês estou contando "causos" sobre coisas de escola lá no meu blog.

    VC autoriza eu contar a tua estória lá? Daria um caldo e tanto!

    Beijos, coragem e estômago!!!

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  4. Obrigada por todos os comentários. A blogosfera materna é realmente incrível.

    Adriana pode contar sim, sem problemas.

    Beijos, coragem e estômago para todas nós nessa aventura que é ser mãe.

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  5. Obrigada Carolina. Acho que vou postar hoje mesmo.

    Beijos

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  6. Oi Carol,
    sou nova aqui e mas me vi na obrigação de dar um pitaco, concordo com tais (como não?) o problema não é você, nem seu filho.
    estou chegando aqui atrasada, mas me vejo indignada com a atitude da escola. e a coordenadora diz o quê? e a diretora? acho que dizer que não dá conta de um menininho é um atestado de inacapacidade! será que esta escola é mesmo adequada para seu filho, para a sua família? castigo? peloamordedeus!!!
    se eu fosse você, ainda mais sendo profissional da área, eu daria uma pesquisada em outras escolas...
    abraços

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  7. Olá xará!
    gosto de pitacar? posso?

    lendo seu post não me sinto tão sozinha nesse marzão. coo é difícil...

    mas tenho que ser sincera. não acho que o problema seja o bruno ou vc. o problema é que a escola não está se encaixando as necessidades de vcs. como assim vc teve reunião com a coordenadora, pediu que a professora ajudasse e não foi atendida com a seriedade que o assunto merece?
    eu já troquei o isaac de escola por perceber que a mesma não me entendia, muito menos entendia o meu filho. Lógico que sei que perfeição nem em casa, mas eu geralm ente peço o básico, o que acreditor ser o básico, para que isaac se desenvolva feliz e de maneira correta.
    se o bruno não consegue lidar com as frustrações de sua vidinha, como é que vai lidar com uma professora que não corresponde nem a um pedido seu?
    escola e fam´lia devem participar em conjunto de toda essa loucura que é educar. em conjunto, e é com esse método que venho conquistando cada vez mais uma educação de qualidade pro meu filho. me esforçando e pedindo esforço do outro lado também.
    vi agora que esse post é de abril. comoe stão as coisas????

    bjocas

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