sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

O meu filho sabe tabuada?

Hoje li um texto fantástico da Loreta no Bagagem de mãe (blog e blogueira que amo!)
Em determinado momento ela fala sobre tabuada e estudar a tabuada com o filho.
E me deu um estalo: o quanto o Bruno sabe de tabuada? (Nossos filhos cursam a mesma série.)

Eu vi nos caderno/livros que ele estava aprendendo. E lembra até de achar bacana e de como fiquei me sentindo velha e tal. Ele tirou nota boa na prova. Mas o Bruno sabe tabuada? Tinha caído tabuada na prova? Eu não sabia.

Terminei de ler o texto e perguntei para ele se ele sabia. Ele me olhou assustado e disse que só um pouco. Fiz algumas perguntas ele errou algumas e acertou outras. Ele me perguntou se eu estava muito brava. Juro eu estava muito calma e com muito calma respondi com um sorriso que estava tudo bem que estava só brincando com ele.

Perguntei no meu super grupo de amigas com filhos como estavam a tabuada das crianças e pesquisei na internet. Não consegui saber a resposta para a pergunta: Meu filho que completou o 2º ano do fundamental I tem que decorar tabuada?

A minha preocupação inicial é que estamos mudando de cidade (sim estamos voltando para SP) e novamente vamos enfrentar uma escola nova e eu queria que ele estivesse preparado.

Mas o que me doeu é que Loreta relata toda a sua preocupação em saber o que o filho está aprendendo. Para ela nós pais temos condições de saber se o nosso filho sabe ou não independente de uma avaliação formal.
Eu sou do tipo de mãe que preciso de uma prova palpável, tipo um 10. Eu cobro nota.
E o Bruno corresponde. Mesmo sem estudar sempre notas boas. Isso me enche de orgulho.
Mas essa independencia/inteligencia me teve um custo: eu não sei o que o meu filho sabe.

Ele sabe tabuada? Ele sabe o que de História? O que ele aprendeu de Ciências esse ano?

Ele as vezes reclama que eu exijo demais dele. E eu respondo que faço isso porque ele corresponde, que ele é inteligente e consegue.

Tomei um bom banho, reli o texto e decidi que esse ano serei mais presente.
Ótimo que ele vai bem mas sentarei junto para fazer a lição, estudaremos para prova, e ficarei mais atenta ao que tem nos cadernos e livros.
Mesmo agora com a bebê vou dar um jeito de rebolar e saber o que ele está aprendendo.

Momentos juntos nunca são demais ;)




Nenhum comentário:

Postar um comentário