segunda-feira, 5 de maio de 2014

Pequenas reflexões sobre boas maneiras

Esse não é um post sobre como ensinar boas maneiras e sim, o que eu penso sobre.

Toda criança é levada e mal educada?

Como fazer quando você recebe uma criança que tem digamos um comportamento diferente do seu filho?
Pode dar bronca em um filho que não é seu? Existe limite para essa bronca?

Eu sempre fui meio intolerante com birras infantis. Fui uma professora bem durona.
Sim, eu rolava no chão/grama com os alunos.Mas hora de ficar quieto e fazer lição, opa, vamos ficar quietos e fazer a lição.

Mas acho que a maternidade me fez ficar mais chata. Acho que por que eu tive a sorte de ter um filho educado. Ou será que eu tive disciplina para educar?

O Eduardo sempre foi bem chato também.  Natural então que nosso filho sempre estivesse acostumado a certas regras como: peça por favor, não corra, não bata, não grite e outras regrinhas.

Mas e quando você está na companhia de uma criança que foi educada diferente? Você dá bronca?

Bom, se eu estou na minha casa dou sim. A casa é minha, as regras são minhas.

Ninguém gosta que filho leve bronca dos outros. Antes da bronca sempre dou aquela olhadinha suplicante: e ai? E se nenhum dos pais se manifesta, dou a bronca. Não grito, não xingo. Mas deixo bem claro que não aceito o comportamento. E nunca, nunca isso nunca será agradavel. Muito chato dar bronca em uma criança que não é sua.

O que eu faço para evitar que meu filho leve bronca:
- sempre converso antes de sair.
- explico onde vamos, o que vai acontecer e o que pode e o que não pode fazer
- deixo bem claro que ele deve obedecer ou haverá consequências

Nunca passei vergonha com meu filho na casa de amigos.
O Bruno é uma criança muito educada e querida.

Não sou obrigada a conviver com nenhuma criança desagradável.
E a turminha do Bruno é bem bacana, os pais parecem ser chatos que nem eu.

Muito se fala que quando criança entra na escola, aprende um monte de coisa errada.
Eu não concordo. Isso para mim passa a impressão que só o seu filho é bom e que todo o resto
não serve. Se todos os pais dizem isso, que tem filhos bons que desandam na escola, onde estão
esses pais que educam mal? Ou será que ninguém enxerga seus defeitos?

Eu não sei como será o futuro. Não sei que tipo de adolescente e ou adulto ele será.
Mas eu acredito que o que eu faço, faz dele uma boa criança e estou construindo um bom adulto.

Provérbios 22:6 "Ensina a criança o caminho que deve andar e ainda quando for velho, não se desviará dele.”


E vocês? Já deram bronca em um filho que não é seu? Seu filho já levou bronca de um estranho?
Como você se sentiu? Te fez questionar como você educa ou você questionou o mundo que vivemos hoje?

Eu acho esse debate muito importante.





2 comentários:

  1. Obrigada, gostei de saber que sou "chata"...rsrs, espero que sim e compartilho seu pensamento, prefiro ser chata em casa do que ser negligente fora de casa.
    Pq como vc disse não é legal ouvir alguém dando bronca no seu filho, e se vc não gosta disso tem que ensinar que existem regras e que mesmo não gostando ou sendo diferente
    das regras da nossa casa temos que respeitar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Erica. Nós somos bem parecidas em várias coisas né? Nem preciso dizer o quanto amo os seus pequenos. Bjs

      Excluir