segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Feliz Dia dos Professores

Eu sempre me imaginei professora. Era minha brincadeira favorita. Na adolescência pensei mil coisas: médica, arquiteta, advogada, jornalista... E por fim escolhi a faculdade de Pedagogia mesmo. Emprego de meio período, férias duas vezes por ano e trabalhar com criaturas fantásticas : crianças.

Quando entrei na faculdade, descobri que ser professora é muito mais que essas vantagens. Juro: aprendi muito. Lembro com saudade de certas aulas e algumas professoras irão morar para sempre no meu coração.

Fora as amizades que eu conheci: Raquel, Ana, Pri, Agatha, Thais, Carol, ...

Quando larguei tudo e fui para Suiça, fui bem decidida a ponto de não sentir saudade de nada nem ninguém. Um dia lavando a cozinha, na minha segunda semana lá, a faxineira colocou um cd de forró. E nem assim a saudade bateu. De repente começou a tocar uma música que minha amiga Ana Paula cantava sempre. Ai a saudade bateu e bateu forte. Comecei a pensar em o que será que as minhas colegas estavam fazendo.

Nem todas atuam na área. Eu mesma acho que não volto mais a dar aula e eu amo de paixão essa profissão que sempre sonhei e me fez crescer tanto como pessoa, tenho o maior respeito e admiração por quem abraça a pedagogia como profissão.

Eu não volto a lecionar por um motivo muito simples: paga-se muito pouco. Sinto uma falta enorme de ter meus alunos, minha turminha. Dos abraços carinhosos, das sacadas, de ensinar! Lembro como se fosse hoje de uma aluna, com deficiência intelectual e motora, escrevendo pela primeira vez seu nome. A alegria no rosto dela e dos colegas. Inesquecível!

Meu filho estuda, meu filho tem professoras. Tenho confiança na equipe que toma conta dele. Faço questão de ser uma mãe parceira, de apoiar. Vou as reuniões, converso, lembro delas nas datas comemorativas.

Eu sempre tive uma ótima relação com meus professores e quero que o Bruno também tenha. Ensino que as professoras tem que ser respeitadas e valorizadas.

Eu tive professores muito especiais, que marcaram mesmo. Menos na época do colegial. Naquela época eu estava mais interessada em ... deixa para lá!

Enfim, um feliz dia dos professores. Para mim, para minhas amigas (que hoje só vejo pelo face), para quem me deu aula, para quem me ajudou nos estágios, para quem está disposto a fazer o mundo um pouco melhor.




Nenhum comentário:

Postar um comentário