sexta-feira, 2 de março de 2012

O meu tempo

Sabe quando eu acho que a mulher está pronta para ser mãe? Quando já fez tudo que devia nessa vida. Ou não. Explico: eu tenho a teoria dos 40. Ou você aproveita a vida até os 40 e aí tem filho ou tem filho cedo e aproveita a vida depois dos 40. Eu não acho que dá para conciliar indepência com filhos. Tem gente que discorda de mim, mas eu penso isso.
Eu fui mãe nova, com 24 anos. Aproveitei bem a adolescência, fiz tudo que tinha direito. Só que não fiz tuuuudo que queria nessa vida. Eu sou da turma que vai aproveitar as coisas quando os filhos estiverem grandes. Até por que fincanceiramente, filho pesa demais. Não sobra muito para extravagâncias que casais sem filhos podem fazer. Eu não acho ruim, não ligo, mas é verdade! Eu quis assim, eu quis deixar para depois certas coisas.
Quando amigas, casadas, falam sobre maternidade comigo, eu sempre falo: já fez tudo que tinha para fazer ou tá disposta a adiar? Vá em frente! Mas se não, se tem muita coisa ainda para fazer e sente dor no peito quando pensa que por causa de um bebê não vai poder fazer: espere mais!
Eu já perdi viajens por causa do Bruno, já deixei de ir em festas por causa dele, já gastei com brinquedo para ele sendo que eu queria uma bota para mim, já perdi filmes ótimos na TV porque ele queria brincar, enfim, mil coisas, por mil motivos, e não fiquei triste. Um dia ele vai crescer, bater asas para um lado e eu vou para outro. Claro que eu quero que quero que seja junto. Mas não me iludo. Que adolescente quer ir para praia com a mãe? Eu converso com ele e digo que um dia vivieremos muitas aventuras juntos. Adoramos olhar mapa mundi e nos imaginar em determinado lugar.
E não pensem que sou do tipo mãe 24hs não. Eu saio com o meu marido, saio sozinha com minhas amigas, eu trabalho, e até consigo assistir Greys Anatomy religiosamente.
Eu comecei a trabalhar depois que o Bruno completou 2 anos. Eu precisava desse tempo com ele. Cuidar do meu jeito, estar sempre perto para ajuda-lo a ter confiança para se soltar, e vivi isso lindamente. Recomendo para todas as mães. Adoro brincar com ele. Adoro cantar com ele. Adoro ir ao cinema com ele e conversar sobre o filme depois da sessão. Ele é a minha melhor compania. E ele me diz que sou sua melhor amiga de todas. Como assim, um ser que só dormia e pesava menos de 3kls agora vai ao cinema e comenta sobre o filme? O tempo passa muito rápido e quero dividir com quem realmente importa, fazendo o que eu realmente quero fazer. Fazer parte integralmente da vida dele é para mim muito mais importante que qualquer reunião de negócios, que qualquer viagem para o exterior, que cursos, festas, ...
Eu sei que a vida empresarial não tem volta., que o mercado de trabalho é cruel. Eu sei que aos 40 não vou chegar a presidenta de nenhuma multi-nacional. Mas pessoalmente eu vou me "recuperar". Um dia eu faço meu intercâmbio, um dia faço a minha pós, um dia faço faculdade de cinema (ou gastronômia) Um dia. Quando eu sentir que é hora.

E para provar que tudo tem seu tempo, quando larguei tudo para cuidar do Bruno dois anos, ouvi muito que nunca mais teria volta no mercado de trabalho. E hoje eu me encontro em um emprego legal, fazendo o que eu gosto, perto de casa e da escola do Bruno, sendo bem remunerada. Sim, se eu não tivesse parado, eu estaria 3x melhor. Mas não era o momento. Era momento de ser mãe.
                                                              Eu faria tudo de novo.

Um comentário:

  1. Amei o que você escreveu e concordo que esse é o amor maior da nossa vida e o melhor é curtir cada minuto......isso nao tem preço.....bjus

    ResponderExcluir